segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Elevar a autoestima, faz toda a diferença!

"A autoestima é algo que se aprende.Se uma criança tem opinião positiva sobre si mesma e sobre os outros, terá maiores condições de aprender. Caso contrário, a criança pode perder o interesse e o desejo de aprender, ficando indiferente diante do êxito e do fracasso. Esse sentimento poderá resultar problemas de aprendizagem e de comportamento". 
                                                                                                MARTA RELVAS


     Esse texto nos leva a meditar sobre a forma como trabalhamos com nossos alunos. Como Educadores, temos que estar atentos para a forma como trabalhamos a autoestima dos Educandos. Acredito que elevar a autoestima de nossos alunos faz toda a diferença no momento da aprendizagem. Passei por uma experiência este ano.  Um aluno repetente no 1º dia de aula, foi até a minha mesa e me falou bem baixinho, após eu ter colocado uma atividade no quadro. "Eu repeti de ano porque  não sei ler". Conversei com ele que o ajudaria; no 2º bimestre este aluno tirou 8 na prova de Produção de Texto e ao ficar sabendo chorou compulsivamente, até mesmo a postura deste aluno dentro de sala de aula mudou, já não apresentava problemas de comportamento. Quando aprendeu a ler teve sua autoestima elevada. Ao falar comigo se sentia inferiorizado por não saber ler e escrever. Por este motivo o professor deve ser incansável em buscar estratégias para trabalhar com seus alunos todo o conteúdo que deve ser dado, mas sem perder a sensibilidade que todo Educador deve ter, o nosso olhar pode fazer toda a diferença. Todos tem seu valor, por este motivo sou simpatizante da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Mas este é um assunto para uma próxima postagem. Façamos a diferença!
                                                                                                       Até a próxima


                         DEIXE UM COMENTÁRIO sua opinião é muito importante.





17 comentários:

CARLA SIMÔNE LUCAS disse...

meu último ano com turma vivi uma experiência semelhante, melhor que vê-los lendo, é saber que faremos parte da história desta "vida" pra sempre...
O missão deliciosa ensinarr!!!
Parabéns "tia" Ana
beijos

Ana Márcia disse...

Obrigada querida!

Sandra Mara disse...

Parabéns Ana Márcia, seu blog está muito bom e de muita qualidade, aliás tudo o que você faz é de muita qualidade. Bjs

Sandra Mara disse...

Parabéns!

Ana Márcia disse...

Obrigada pelo carinho!

Lud disse...

Eu acho que um professor tem tantos alunos... Mas um aluno lembra sempre de cada professor pra sempre. Sendo essa uma lembrança boa ou ruim.

Conheci vários de seus alunos, e sei que eles sempre vão lembrar de você com carinho.

Beijos! Lud!

Ana Márcia disse...

Obrigada linda!

Cláudia Breves disse...

Como sempre tudo o que vc faz é com qualidade!! Parabéns!!
Cláudia Breves

Ana Márcia disse...

Muito obrigada!

Beatriz disse...

fico muito legal o post e o blog em si mãe. parabéns

Ana Márcia disse...

Obrigada!

Deise disse...

Ameeeei!!! Parabéns! Seu blog reflete a profissional excepcional e o pessoa especial que você é.

Ana Márcia disse...

Obrigada pelo carinho!

Zaira disse...

Parabéns! Tudo que você faz é muito especial. Você faz a diferença.

Ana Márcia disse...

Agradeço o carinho!

Victor Said disse...

Na realidade elevar a autoestima do público discente é um grande feito que se traduz na ensinagem (ensino+aprendizagem). O aluno que se sente bem consigo mesmo aprende melhor e está apto a compartilhar isso com os outros colegas de classe. Quando se está bem não há aprendizagem que não seja significativa. Sou professor do 4º ano e trabalhei durante algum tempo com a Alfabetização de Jovens e Adultos. Já nesse público específico, a autoestima está deliberadamente fragilizada e o resgate dessa influencia e muito no desenvolvimento das aulas. Adorei o blog, volto aqui mais vezes. Preciso beber de seus pensamentos! E obrigado por visitar o meu blog, seja sempre muito bem-vinda!

Ana Márcia disse...

Obrigada! Volte sim, será bem-vindo!